Clientes do mercado livre sobem 2,2% na eletricidade em setembro
Dados são do regulador
2 de dezembro, 2024
O mercado livre de eletricidade somava cerca de 5,7 milhões de clientes em setembro, um crescimento de 2,2% face ao mês homólogo e de 8.904 clientes face a agosto, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Em termos de consumo, registou-se um decréscimo de 59,23 gigawatts-hora (GWh) relativamente a agosto, atingindo 41.507 GWh em setembro. Em termos homólogos, o consumo caiu 2,2%.
O consumo no mercado livre representou, em setembro, mais de 94,7% do consumo total registado em Portugal continental.
Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (63%), quer em consumo (35%). Face a agosto, a sua quota recuou 0,5 pontos percentuais em número de clientes e 0,2 pontos percentuais em termos de consumo.
Em setembro, a Iberdrola manteve a liderança em termos de consumo no segmento de clientes industriais (24,7%), com uma quota inalterada face a agosto, e liderou também no segmento dos grandes consumidores (quota de 32,6%, uma subida mensal de 0,1 pontos percentuais).
A ERSE dá ainda conta que a concentração de mercado reduziu 1,1 pontos percentuais em número de clientes e 0,7 pontos percentuais em termos de consumo face ao mês anterior.
Já o mercado liberalizado de gás natural registava em setembro cerca 1,1 milhões de clientes e 29.385 gigawatts-hora (GWh) de consumo anualizado, o que representa um decréscimo homólogo de 0,1% no número de clientes e a um recuo de 2,4% no consumo.