PO SEUR mobiliza 2.300 milhões para impulsionar economia verde

São três os eixos do programa

10 de dezembro, 2024
PO SEUR mobiliza 2.300 milhões para impulsionar economia verde
O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), financiado pelo Fundo de Coesão, mobilizou 2.310 milhões de euros para projetos de economia verde e sustentável, financiando em média 86% do investimento elegível realizado.
Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os setores; promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos são os três eixos.

Os projetos aprovados no Eixo 1, que representam cerca de 34% do total dos fundos disponibilizados pelo PO SEUR, abrangem áreas como a produção e distribuição de energia renovável, medidas de eficiência energética em edifícios públicos e habitações, e a promoção da mobilidade sustentável.

Este eixo conta com 231 projetos aprovados, num investimento que ascende a 903 milhões de euros, apoiado com 761 milhões de euros de Fundo de Coesão.

Com um apoio atribuído de 430 milhões de euros, o Eixo 2 focou-se na redução da vulnerabilidade de Portugal às alterações climáticas e na gestão de riscos como a erosão costeira, incêndios florestais e cheias, financiando projetos para aumentar a resiliência do território e das populações face a estes desafios, incluindo ações de prevenção, planeamento e monitorização.

Num total de 441 projetos aprovados neste eixo, o investimento realizado que foi objeto de apoio ascendeu a 478 milhões de euros.

Já o Eixo 3 focou-se em projetos que contribuem para a reciclagem e valorização de resíduos, a melhoria dos serviços de abastecimento de água e de saneamento, a conservação da natureza e a recuperação de áreas contaminadas.