Mais de metade dos consumidores europeus cautelosos com atual contexto económico

Estudo traça comportamentos dos consumidores no atual contexto europeu

29 de agosto, 2024
Mais de metade dos consumidores europeus cautelosos com atual contexto económico
Cerca de 55% dos consumidores europeus estão cautelosos em relação ao atual contexto económico marcado pela inflação e pelas tensões geopolíticas. Esta é uma das principais conclusões do novo estudo «An update on European consumer sentiment» publicado pela McKinsey & Company sobre a confiança e o sentimento dos consumidores na Europa.
Embora o otimismo dos consumidores tenha aumentado ligeiramente no segundo trimestre de 2024, em grande parte graças à estabilização das taxas de inflação e à melhoria do mercado de trabalho, a maioria continua dividida nas suas opiniões quanto ao rumo económico da região.

O inquérito, realizado na Europa, mostra que a maioria dos consumidores estão cautelosos, optando por gastar de forma seletiva e dando prioridade ao valor do que estão a comprar, face os 25% dos que mantém o otimismo e dos 21% que assumem uma opinião mais pessimista.

De acordo com os resultados, embora a maioria dos consumidores europeus (63%) não planeie gastar mais, cerca de 37% indicaram intenção de o fazer nos próximos três meses, especialmente a faixa etária mais jovem. Este aumento do desejo de gastar em atividades como viagens, hotéis e entretenimento é impulsionado pela época de verão, com uma tendência particularmente acentuada por exemplo em Espanha, onde 40% dos consumidores planeiam aumentar as suas despesas.

Apesar deste otimismo, os consumidores continuam a optar por produtos mais “baratos” para gerir as suas finanças. O estudo refere que os consumidores da Geração Z e os millennials são quem mais reporta este tipo de comportamento, o que indica uma preocupação contínua desta faixa etária.

Estes comportamentos de poupança são predominantes entre os consumidores com rendimentos médios e baixos, que ajustam os seus hábitos de compra para fazer face aos preços elevados. Entre os principais comportamentos destaque para a compra de produtos de outras marcas, a procura de descontos, a redução do consumo e o adiamento de compras importantes.

De acordo com o estudo realizado, os consumidores europeus procuram oportunidades para usufruir de despesas pontuais, como viagens e entretenimento, mantendo ao mesmo tempo um controlo rigoroso dos seus orçamentos e adaptando os seus hábitos de compra para tirar o maior partido do valor gasto. Além disso, um pequeno grupo de consumidores registou uma melhoria nas suas poupanças em comparação com o ano anterior. No entanto, as incertezas geopolíticas persistentes continuam a influenciar estes padrões de despesa, sublinhando a complexidade do atual panorama económico na Europa.

Interesse por produtos com uma pegada neutra de carbono

O relatório da McKinsey salienta ainda que, na Europa, os consumidores consideram a sustentabilidade e as práticas ambientais como fatores-chave quando fazem as suas compras. Esta tendência reflete uma sensibilização crescente dos consumidores para produtos ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Mais de metade dos consumidores europeus indicaram que os fatores de saúde e ambientais, como a reciclagem dos produtos, uma distribuição responsável e o comércio justo, são determinantes nas suas decisões de compra.

A transparência e a origem das empresas também desempenham um papel crucial na maioria das categorias de produtos. Na Europa, a preocupação com estas variáveis é especialmente notória entre os jovens da Geração Z. Por último, a preferência por produtos sustentáveis está a influenciar significativamente as decisões de compra, especialmente nas categorias de produtos alimentares e de cuidados pessoais.