Edifícios licenciados aumentam
Dados são do INE e reportam ao segundo semestre do ano
16 de setembro, 2024
O número de edifícios licenciados em Portugal ascendeu a seis mil no segundo trimestre deste ano, mais 1,9% do que no mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Do total de edifícios licenciados, 74,8% correspondiam a construções novas, sendo que 80,7% destas eram destinadas à habitação familiar.
No segundo trimestre, cinco das nove regiões do país registaram um aumento no número total de edifícios licenciados face a igual período de 2023: Algarve (+34,5%), Região Autónoma dos Açores (+28,7%), Oeste e Vale do Tejo (+9,9%), Grande Lisboa (+2,5%) e Norte (+0,2%).
Nas restantes quatro regiões verificaram-se quedas neste indicador, com a maior diminuição a ser registada na Península de Setúbal (-21,5%), seguida pela Região Autónoma da Madeira (-5,6%), pelo Alentejo (-3,2%) e pelo Centro (-2,1%).
Quanto aos tipos de construção, observou-se um aumento de 2,4% no número de edifícios licenciados para construções novas, quando comparado com o segundo trimestre de 2023, enquanto em relação ao primeiro trimestre houve um acréscimo de 8,1%.
As obras de reabilitação, por seu turno, tiveram um acréscimo de 3% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e um aumento de 1,7% face ao trimestre anterior.
No âmbito do licenciamento de edifícios para construções novas, apenas as regiões da Península de Setúbal e do Norte mostraram um decréscimo em relação ao segundo trimestre de 2023, com quedas de 19,5% e 1%, respetivamente.