Governo avança com estudo de adaptação do Sistema Elétrico Nacional às alterações climáticas
O Governo vai avançar com um estudo «técnico, económico e regulatório» para adaptar o Sistema Elétrico Nacional às alterações climáticas, incluindo uma avaliação do enterramento de linhas em áreas críticas
20 de fevereiro, 2026

Crédito da Foto: Freepik
A notícia é avançada através de uma nota do gabinete da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que indica que a governante determinou a realização de um estudo sobre a adaptação dos instrumentos de planeamento da rede à nova realidade climática.
De acordo com o documento, no prazo de seis meses (180 dias), «estará feita a análise do custo-benefício das diferentes soluções, uma estimativa dos investimentos necessários e um plano faseado de implementação».
O estudo, a ser contratado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), vai debruçar-se sobre a identificação de áreas críticas com maior exposição a incêndios rurais ou fenómenos meteorológicos extremos e avaliar, comparativamente, soluções técnicas que melhor se adequem a essas áreas.
Segundo o documento, vão ser estudas soluções como «o reforço estrutural de linhas aéreas; o enterramento total ou parcial; soluções híbridas e tecnologias de reforço de resiliência –, avaliando também o custo-benefício de cada solução e impactos na continuidade de serviço e na tarifa».
A nota refere também que o documento terá ainda um plano faseado de implementação, com definição de prioridades, calendarização indicativa e fontes de financiamento.